quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cultura jovem num passado não tão distante X cultura jovem atual

        Todos sabemos que de uns tempos pra cá, a cultura jovem vem mudando de uma forma muito rápida e essa cultura  não está só presente na parte social da pessoa mas como também na parte musical, nos costumes, na maneira do jovem se vestir e muitas outras coisas. Na década de 80, os jovens preferiam um tipo de musica que abordasse uma revolução ideológica, musica que instigasse a reflexão sobre a realidade do mundo em muitos aspectos, e que incentivasse os jovens a lutar pelos seus direitos em um modo geral.
        Existiam muitas maneiras de revolucionar, cada um seguia o seu jeito. Os punks, tinham a sua forma, os hippies, que também tinham seu jeito de protestar conta a guerra do Vietnã, nos anos 70, entre muitas outras pessoas.
        Hoje em dia, a famosa "modinha" predomina no Brasil. Cada vez mais, o povo "se une" para gostar de um certo tipo musical, se vestir de acordo com um estilo que depois de um certo tempo tudo acaba, por ser uma coisa temporária. Poucos são os jovens de hoje que ainda querem revolucionar, lutar pelos seus direitos e fazer um mundo melhor. Um exemplo é a banda brasileira Legião Urbana que fez muito sucesso, e em suas letras traziam críticas aos políticos que governam o nosso país, críticas que eles faziam através de canções para conscientizar o povo que vivemos uma sociedade em que a maioria das coisas está da forma errada, que vivemos num mundo corrupto e só o povo unido para conseguir mudar essa situação, mas poucos tem a força de 
vontade para tomar uma iniciativa e seguir em frente.

        A música a seguir, da banda Charlie Brown Jr. com participação especial da cantora Negra Li, transmite a mensagem que o jovem no Brasil não é levado a sério e isso é um fator que pode ter feito com que a maioria dos jovens desistissem de revolucionar para lutar pelos seus direitos.



2 comentários: